Além do clichê: coisas que você precisa aprender com Bill Gates.

Não é necessário trabalhar com empreendedorismo e inovação para saber quem é Bill Gates. Mas talvez você não tenha visto as últimas expressões desse grande empreendedor que ficou famoso por ter construído o império Microsoft – e é sobre recentes relatos de Bill Gates que nós resolvemos colocar aqui um pouquinho do que temos lido sobre ele que tanto tem nos encantado. O primeiro interesse na figura de Gates surgiu quando um dos gestores aqui da Wylinka, ao conversar com um líder da Microsoft em um trabalho realizado no contexto de inovação nas universidades, ouviu sobre a mudança de personalidade de Gates após suas visitas à África e à situação devastadora por lá vivida (era um período no qual estavam saindo os primeiros rumores de Satya Nadella assumindo como CEO da corporação). Embora as histórias sejam fantásticas, não queríamos limitar no clichê de falar sobre sua filantropia etc. – tentamos, como sugere o nome da plataforma Deep, ir mais a fundo e trazer coisas singulares deste incrível empreendedor, então vamos lá!

Ter uma humildade fora de série

Enquanto há muita publicidade acerca das ações de caridade, o homem considerado como o maior filantropo do mundo desvia do título e rebaixa sua doação a algo insignificante. Em uma entrevista de 2014, ele responde à pergunta “qual é o mito sobre você que mais te incomoda?”:

“Bom, eu não diria que há algo que realmente incomoda – as pessoas são bem bondosas comigo. Eu diria que o mito de dizerem que eu sou o maior filantropo da história – o que é somente em um sentido econômico, no qual durante minha vida eu doei cerca de 100 bilhões. Mas veja alguém que escolhe viver na Africa trabalhando em um hospital, ou doar um dinheiro que seria utilizado para aproveitar as férias ou para alguma necessidade maior. Perceba, eu tenho meu avião e eu posso comer um hamburguer sempre que eu quiser – eu não sacrifiquei meu tempo ou meu bem estar econômico da mesma maneira que muitos desconhecidos e incríveis seres humanos fazem. Para mim, esses são os maiores filantropos do mundo.”

Reconhecer e vivenciar bons laços de amizade

Em uma carta aberta, Bill Gates conta de sua amizade com outro bilionário que ocupa sempre as primeiras posições nos rankings de homem mais rico do mundo: Warren Buffet (outro nome reconhecido por levar uma vida humilde). Confira um trechinho da carta, traduzida pelo pessoal do Na Prática:

“Warren ganhou uma reputação como “Oráculo de Omaha” por sua abordagem perspicaz do mundo dos investimentos. Mas ele é igualmente bom em investir em pessoas. Sempre me surpreendo com como ele consegue atraí-las e fazer o aprendizado ser divertido para elas. Mesmo com uma agenda cheia, Warren encontra tempo para manter as amizades como poucas outras pessoas que conheço. Ele pega o telefone e liga para dizer oi e frequentemente manda artigos que acha que Melinda e eu acharemos interessantes pelo correio. Aprendi muitas coisas com Warren ao longo dos últimos 25 anos, mas talvez a mais importante seja o significado da amizade. É sobre ser o tipo de amigo que você mesmo gostaria de ter. Todos deveriam ter a sorte de ter um amigo tão gentil e simpático como Warren. Ele vai além para fazer com que as pessoas se sintam bem e compartilha sua alegria de viver. Até hoje, toda vez que vou a Omaha (e vou sempre que posso), Warren ainda vai me buscar no aeroporto. É um gesto pequeno, mas significa muito para mim. Sempre fico impaciente esperando as portas do avião se abrirem porque sei que Warren estará esperando com uma nova história ou piada e vou aprender e rir com ele, tudo de novo.”

Valorizar o conhecimento e seus mestres

Bill Gates é famoso por sempre compartilhar suas leituras e aprendizados na internet em seus vídeos no Youtube. Em um especial, ele conta sobre “o melhor professor que nunca tive”, Richard Feynman, ganhador do Nobel de Física e renomado professor de Cornell e da Caltech. No vídeo, ele demonstra a genialidade do professor ao explicar física de uma maneira fácil para quem não entende muito do tema (é possível colocar close caption com auto-translate, visto que há uma legenda já em inglês e o Google cuida do resto):

 

É isso, achamos que esses conteúdos poderiam trazer alguma reflexão positiva e inspirar na formação de lideranças melhores partindo deste ótimo exemplo que é Bill Gates. Sabemos que sua história possui controvérsias, acusações e diversos outros elementos naturais de um ser humano em posição de liderança, mas sabemos também que os bons plantios que ele tem feito valem a pena ser valorizados, portanto o post é para isso. Esperamos que tenham gostado! =)

Postamos sempre esses conteúdos na nossa fanpage, acompanhe por lá: facebook Wylinka!

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Protected by WP Anti Spam