Por que Floripa é a melhor cidade para empreender?

Praias, paisagens, sol e muita beleza – isso tudo é inegável. Mas o cenário de empreendedorismo em tecnologia tem crescido bastante na cidade de Florianópolis, fato que foi consagrado pelo recente estudo publicado pela Endeavor, e esse post é para explicar os motivos apontados.

floripa

Fonte: Endeavor – Índice de Cidades Empreendedoras: Brasil 2014

Primeiramente, vamos aos fatores do estudo:
1. Ambiente regulatório (tempo de processos e custo de impostos)
2. Infraestrutura (transporte interurbano e condições urbanas)
3. Mercado (desenvolvimento econômico e tamanho do mercado consumidor)
4. Acesso a capital (crédito disponível e acesso a capital de risco)
5. Inovação (intensindade de investimentos e potencial de geração de ideias)
6. Capital humano (acesso a mão de obra básica e qualificada)
7. Cultura (potencial empreendedor e imagem do empreendedorismo na região)

Segundo o estudo, o segredo da cidade está no planejamento, contando com alinhamento econômico, governamental e social. Um dos pilares principais está relacionado aos esforços desse alinhamento na formação de seus alicerces para desenvolvimento tecnológico, estruturado na Universidade Federal de Santa Catarina, na Fundação CERTI (que desenvolveu a Incubadora Celta – recém premiada pela ANPROTEC -, um condomínio de empresas e o Parque Tecnológico Tec Alfa) e no recente projeto do Sapiens Parque.

Os esforços, somados à tradição da cidade de formar bons engenheiros, começaram a gerar resultados com alguns empreendimentos de maior porte, como a Reason – atuante no segmento de energia e recém-comprada pela Alstom. A partir de casos como esse surgiu na cidade um fenômeno conhecido em estudos sobre ecossistemas de empreendedorismo: o empreendedorismo criando mais empreendedorismo, no qual empreendedores graduados passam a influenciar positivamente novos empreendedores e, inclusive, investir financeiramente em empresas nascentes.

E no fim, além de toda essa estrutura favorável, quais outros fatores motivam os empreendedores a se instalarem em Floripa?
A resposta é um compilado de elementos apresentados no estudo da endeavor, tais como (i) o maior percentual de mestres e doutores por habitante, (ii) menor taxa de roubo de veículos das capitais estudadas, (iii) melhor internet do estudo, (iv) média mais baixa de deslocamento da residência para o trabalho, (v) quase 60% dos estudantes de nível superior em cursos considerados de excelência pelo MEC…e, claro, praias e mais praias.
Quer mais detalhes sobre o estudo?  Clique aqui: Wylinka – Índice de Cidades Endeavor

Fontes: Endeavor Brasil e Revista Exame (Nov/2014)

2 thoughts on “Por que Floripa é a melhor cidade para empreender?”

  1. Juliana Uechi says:

    Muito bom! 😀

  2. Elmar Oliveira says:

    Excelente artigo. Muito bom mesmo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Protected by WP Anti Spam