Wyshots #3: explicando bitcoin, blockchain e seu impacto no futuro.

Possivelmente você já ouviu falar de Bitcoin, especialmente sobre como é uma tecnologia que vai revolucionar o sistema financeiro, certo? Talvez também tenha visto algumas publicações sobre Blockchain – a tecnologia por trás do Bitcoin, e está tentando entender um pouco melhor o conceito. O fato é, o mercado envolvendo o tema está se aquecendo e muita curiosidade/dúvida surgiu após uma enxurrada de notícias, como as seguintes:

Bradesco vai testar tecnologia por trás do bitcoin em São Paulo
PayPal Files Patent for Bitcoin Payment Device
Deutsche Bank Video Brings Blockchain into ‘Real World’

Dessa efervescência de notícias e dúvidas, surgiu a a intenção desse post: tentar explicar em conceitos simples (correndo o risco de pecar na simplificação, já pedimos perdão aos especialistas!) o que é a importância dessas tecnologias para o futuro. Então vamos lá! Imagine que você possui um cofre no seu condomínio com duas chaves – uma chave fica com você e a outra tem que ser construída. Os moradores do condomínio podem construir essa chave complementar de modo colaborativo, mas às cegas – juntando peças, sem que um saiba quem tem as outras partes. Eles são remunerados por cada momento de elaboração da chave, que exige certo esforço e só é construído juntando diversas partes distintas. Com esse esforço conjunto mais sua chave, abrimos o cofre, onde você pode guardar documentos, comprovações de propriedade, ativos financeiros, apólices de seguro e muito mais. O blockchain é isso, só que em escala global e com tecnologia de criptografia super complexa na construção dessa chave – onde somente computadores potentes conseguem atuar na “construção de pequenos pedaços de chave” cujos outros pedaços eles não fazem ideia para quem foi enviado. O que antes dependia da intermediação de agentes que garantiam a segurança de transações de informações, hoje pode ser feito de modo distribuído. Em poucas palavras: desintermediação colaborativa distribuída. E quanto ao Bitcoin? O bitcoin é a aplicação dessa tecnologia na criação de uma moeda única. 😉

Blockchain e Bitcoin para leigos feito, agora vamos à imersão do wyshots!

photo-1456559709170-8592cea2d19c

(Como vocês já sabem, o Wyshots é uma série de textos na qual organizamos diversos conteúdos em torno de uma temática para que nossos leitores possam imergir nos links de maneira rápida, organizada e bem curada! Uma dica: use o app Pocket para ir salvando os textos que aqui indicamos – caso não consiga ler tudo de uma vez só, conseguirá criar uma lista offline de leitura futura no aplicativo. Clique nos títulos para ser direcionado aos links! Fonte da imagem: https://unsplash.com/photos/VO-7ZroQtJA)

 Primeiro texto: The Evolution of Mobile Payment.

Nesse texto, o pessoal do Techcrunch, conta um pouco da história do pagamento mobile até o momento atual! Nele você vai entender para onde as coisas estão andando no sentido de pagamentos com o celular e como o Bitcoin é a figura da vez nesse horizonte!

Segundo texto: What’s In A Name? The Blockchain-Bitcoin Conundrum.

Vamos com calma! O universo financeiro para Blockchain não é somente o Bitcoin e há muita confusão nisso. Há diversos outros horizontes para as finanças e nesse texto você encontra as perspectivas de líderes como o diretor do Santander InnoVentures e o diretor da IBM Research.

“In a contributed piece featured on Forbes this week, Arvind Krishna, senior vice president and director of IBM Research, shares how the blockchain — which he noted is “little understood outside a small fraternity of computer scientists” — has the potential to overhaul our financial and business ecosystems.
“To me, blockchain is the more interesting phenomenon. It’s a completely novel architecture for business — a foundation for building a new generation of transactional applications that establish trust and transparency while streamlining business processes. It has the potential to vastly reduce the cost and complexity of getting things done. Essentially, it could help bring to business processes the openness and hyper-efficiency we have come to expect in the Internet Era””

Terceiro texto: How The Technology Behind Bitcoin Is Going To Change The Lives Of The Bottom Billion.

Para nós, o texto mais importante! Muito além do mercado financeiro, a Blockchain pode transformar a realidade social de muita gente, especialmente as da base da pirâmide. Nesse texto você vai encontrar diversos exemplos nos quais a desintermediação se mostra útil, tais como: direito a propriedades, registros de identificação, distribuição de remessas financeiras humanitárias e muito mais! Esse, para nós da Wylinka, é o grande impacto da tecnologia que todos precisamos atentar e apoiar 🙂

É isso, esse foi o Wyshots de hoje! Dois textos complementares da The Economist são recomendados: The trust machineThe great chain of being sure about things.  Esperamos que tenham gostado dessa terceira edição! Acompanhe a Wylinka no facebook, postamos diariamente coisas interessantes sobre empreendedorismo e inovação!

One thought on “Wyshots #3: explicando bitcoin, blockchain e seu impacto no futuro.”

  1. Luiz Carlos Casante says:

    Excelente conteúdo, fica aqui registrado meus agredecimentos pela oportunidade de ler esse artigo. Att Luiz Carlos Casante

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Protected by WP Anti Spam